Home O Piloto Palmarés Multimedia Noticias Calendário E-Mail
Lamy inicia defesa do título a pensar nas 24 Horas de Le Mans     (1 Abril 2008)  
Primeiro duelo do campeonato disputa-se em Barcelona
A contagem decrescente para o início da primeira das cinco etapas do Le Mans Series está quase no fim. É já nesta sexta-feira que os participantes do campeonato de resistência começam a dar o tudo por tudo em Barcelona, nas sessões de treinos livres para os 1000 Km da Catalunha. Pedro Lamy é o campeão em título e juntamente com o seu companheiro de equipa, o francês Stephane Sarrazin, parte como o principal favorito e alvo a abater. Será no Peugeot 908 HDi FAP azul, com o número 8, que todas as atenções se vão centrar, principalmente por parte dos homens da Audi.

Depois de um primeiro duelo diesel em Sebring, nos EUA, que terminou sem vencedor incontestado, as marcas francesa e alemã prometem enorme animação no traçado catalão, com a Peugeot a encarar esta prova de abertura com a confiança de ter sido sempre a mais rápida em pista, com Lamy a estabelecer a melhor volta da corrida e Sarrazin a da qualificação. Por isso, a equipa, que conta ainda com um segundo carro pilotado por Marc Gene e Nicolas Minassian, não podia deixar de estar esperançada num bom desempenho, como referiu Pedro Lamy, antes da sua partida para terras espanholas.

“Estamos naturalmente confiantes pois já mostrámos que conseguimos ser mais rápidos que a concorrência e agora estamos ansiosos pelo confronto com nossos adversários”, atirou um bem disposto Pedro Lamy, revelando que a Peugeot trabalhou imenso para resolver os problemas de fiabilidade que surgiram nas 12 Horas de Sebring: “Há sempre o receio que algo aconteça com o carro, mas temos trabalhado muito para debelar definitivamente os pequenos problemas hidráulicos e de travões que nos têm afectado. Acredito que por esta altura está tudo ultrapassado e que vamos estar a 100 por cento.”

Sem falsas modéstias, o piloto português afiança que o principal objectivo é ganhar a corrida, mostrando as garras do leão logo desde os primeiros instantes da qualificação: “Somos os campeões e mesmo que não fosse pela nossa ambição pessoal, só esse estatuto obriga-nos a encarar a corrida como a primeira etapa de um caminho de vitórias que pretendemos traçar.”

A cerca de dois meses da realização das 24 Horas de Le Mans, a corrida de Barcelona servirá inevitavelmente para testar as novas alterações feitas no 908 HDi, como explica Lamy: “As 24 Horas de Le Mans são a corrida do ano, aquela para a qual todos trabalhamos. Todos sabem que o nosso principal objectivo em 2008 é vencer Le Mans. Nesta prova da Catalunha vamos mudar algumas coisas, fruto das indicações dos testes nos EUA, mas deixando ainda espaço para alguns melhoramentos mais tarde.”

E como se conjuga o objectivo das 24 Horas de Le Mans com a adrenalina a ambição de conquistar um triunfo em Barcelona? Pedro Lamy explica: “Antes de entrar para o carro pensamos nisso, que temos de rodar muitos quilómetros, chegar ao fim, recolher informações, mas depois em pista a verdade é que já não se pensa tanto nisso. A concentração é enorme, vamos negociando as curvas e realizando as ultrapassagens sempre com o sentido de sermos os mais rápidos e consequentemente isso traduz-se em andar nos primeiros lugares onde tudo se disputa ao milésimo. Acaba por ser uma sensação óptima.”

Refira-se que a corrida volta a ter cobertura directa e integral no canal Motors TV. Alem disso, este ano o Eurosport associa-se ao LMS, transmitindo igualmente em directo a primeira meia-hora de corrida, apresentando depois espaços com os melhores momentos ao fim do dia e na segunda e terça-feira.

1000 km da Catalunha
Horário (+1 hora que em Lisboa)

SEXTA, 4 ABRIL
11.45 - 12.45: Treinos livres 1
15.45 - 16.45: Treinos livres 2

SÁBADO, 5
9.45 - 10.45: Treinos livres 3 14.15 - 14.35: Qualificação (LMGT1 / LMGT2)
14.40 - 15.00: Qualificação (LMP1 / LMP2)

DOMINGO, 6
9.00 - 9.20: Warm-up
11.35 - 17.35: CORRIDA

Versão zip  
o piloto
palmarés
multimédia