Home O Piloto Palmarés Multimedia Noticias Calendário E-Mail
Lamy candidato ? vitória nas 24 Horas de Le Mans     (10 Junho 2008)  
Sonho português pode tornar-se realidade
É já este fim-de-semana que se disputam as 24 Horas de Le Mans, a mais emblemática prova de resistência do mundo e que este ano conta com um piloto português entre os mais sérios candidatos à vitória. A experiência, talento e destreza de Pedro Lamy, aliados à rapidez e fiabilidade do Peugeot 908 HDi FAP poderá ser o concretizar do sonho de milhares de adeptos lusos em ver um piloto português subir ao lugar mais alto do pódio.

No ano passado – ano de estreia do 908 HDi FAP no circuito de La Sarthe – Lamy, Sebastien Bourdais e Stephane Sarrazin conquistaram um excelente resultado para a marca francesa, subindo ao segundo lugar do pódio no final das 24 horas de prova e colocando a fasquia para este ano ainda mais elevada. Contudo, meses de preparação, milhares de quilómetros de testes percorridos e uma equipa bastante homogénea, não intimidam as ambições de Lamy e dos seus companheiros de equipa: “O nosso trabalho de preparação começou imediatamente após a edição do ano passado das 24 Horas de Le Mans. A equipa trabalhou intensamente de forma a nos proporcionar um carro ainda mais competitivo e fiável e julgo que neste momento, estão reunidas todas as condições para lutarmos pela vitória da prova. O carro está extremamente competitivo, eu e os meus companheiros de equipa da Peugeot super motivados e preparados para enfrentar esta dura prova”, referiu Pedro Lamy que este ano realiza a sua 9.ª participação em Le Mans.

Este ano, Pedro Lamy volta a ter como companheiro de equipa Stephane Sarrazin, “um piloto extremamente rápido e consistente”, tendo, uma vez mais, comprovado essas qualidades nos testes oficiais para a 76.ª edição das 24 Horas de Le Mans, “onde estabeleceu um novo recorde para o circuito de La Sarthe, rodando em 3m 22,222s, cerca de 4 segundos mais rápido que a anterior melhor marca”. A este duo, junta-se este ano, Alexander Wurz (piloto reserva da Honda F1 Team), formando uma das equipas de pilotos mais fortes da edição de 2008.

A aposta da Peugeot é muito forte para estas 24 Horas de Le Mans. Além do 908 n.º 8 entregue a Pedro Lamy, Stephane Sarrazin e Alexander Wurz, terá mais dois carros na sua formação. Jacques Villeneuve, Nicolas Minassian e Marc Gene serão responsáveis pelo Peugeot n.º 7, enquanto que Franck Montagny, Ricardo Zonta e Christian Klien assumem os comandos do 908 n.º 9: “Esta aposta da Peugeot faz todo o sentido. Apesar de ser uma prova com 24 horas de duração e onde tudo pode acontecer, somos, juntamente com a Audi, apontados como os principais candidatos à vitória. Como tal, temos aqui mais uma hipótese de lutar de igual para igual com a marca alemã”, justifica o piloto português que em Le Mans já conquistou um 2.º lugar em 2007, foi 4.º em 2001 e 5.º em 1997 e 2002.
Quanto ao que esperar da edição n.º 76 das 24 Horas de Le Mans, Pedro Lamy é peremptório: “Em primeiro lugar uma corrida muito competitiva e extremamente interessante de se seguir. O lote de equipas e pilotos inscritos é muito bom e estão reunidas todas as condições para levar ao rubro os milhares de espectadores presentes em Le Mans e telespectadores que seguem esta mítica prova de resistência. Contudo e, tal como já tive oportunidade de referir, numa prova de 24 horas tudo pode acontecer. Quem passar menos tempo nas boxes terá mais hipóteses de ganhar, pelo que é necessário ter atenção também às restantes equipas”. “Em termos pessoais, seria fantástico conseguir um triunfo nas 24 Horas de Le Mans. No ano passado subi ao segundo lugar do pódio – que representou a melhor classificação portuguesa de sempre – mas este ano gostaria de fazer melhor. A vitória nas 24 Horas de Le Mans seria um sonho tornado realidade”. A 76.ª edição das 24 Horas de Le Mans terá lugar já este fim-de-semana (dias 14 e 15 de Junho). Apesar de contar com um total de 55 equipas inscritas e, na esperança de poderem ver a bandeira portuguesa hasteada no lugar mais alto do pódio, certamente que os olhos de todos os portugueses estarão voltados para o Peugeot n.º 8 e para Pedro Lamy, que este ano poderá voltar a fazer história no automobilismo português.
Informações técnicas consulte a versão zip

Versão zip  
o piloto
palmarés
multimédia