Home O Piloto Palmarés Multimedia Noticias Calendário E-Mail
Le Mans Series arranca este fim-de-semana em Monza     (11 Abril 2007)  
Pedro Lamy na estreia oficial do novo Peugeot 908 HDi FAP
É já este fim-de-semana que Pedro Lamy regressa à competição, na prova de abertura do Le Mans Series 2007, que se disputa nos dias 13, 14 e 15 no circuito de Monza. O piloto português volta a disputar um dos mais importantes campeonatos europeus de automobilismo, desta feita ao volante de um Peugeot 908 HDi FAP. Será a estreia oficial do novo protótipo diesel da marca do leão, construído em tempo recorde de um ano e que conta com cerca de 6000 mil quilómetros de testes.

“Devo confessar que a expectativa é grande antes desta primeira corrida. Fizemos muitos testes desde que o chassis ficou pronto e tentámos melhorar o carro, que por ser novo, apresenta os normais problemas de juventude. Mas acredito que estes pormenores irão ser resolvidos antes de sairmos para a pista para os primeiros treinos cronometrados”, começou por explicar Pedro Lamy, revelando o principal objectivo da formação gaulesa para Monza: “Nesta altura o que desejamos é poder terminar a prova e fazê-lo com o mínimo de problemas no Peugeot, provando a sua competitividade e durabilidade. Só depois disso poderemos pensar em mais.”

O campeão em título da categoria GT1 vai ter como companheiro de equipa no LMS o francês Stephane Sarrazin, algo que o deixa “satisfeito” dado o conhecimento que os pilotos têm um sobre o outro: “Acredito que fazer equipa com o Sarrazin vai facilitar bastante, especialmente neste princípio de época, pois já fizemos equipa o ano passado e conhecemo-nos bem. Ele era o piloto com quem gostaria de estar no 908 e estou satisfeito por isso acontecer. Agora espero que o nosso trabalho conjunto ajude no resultado final da equipa, mas isso só no fim se verá.”

O Peugeot 908 HDi FAP tem a particularidade de ser fechado (GTP) em contraste com os outros LMP1 que irão disputar o campeonato, mas o piloto de Aldeia Galega não considera que daí advenham grandes benefícios. “A maior diferença é mesmo se chover”, atira bem disposto, comentando de seguida: “Penso que na mecânica e na aerodinâmica esteja tudo muito semelhante. Num campeonato deste nível todas as equipas trabalham com tecnologia de ponta. Mesmo que os nossos adversários não sejam de fábrica, têm estruturas de apoio muito fortes e obviamente que se encontram em condições de lutar connosco. Nas corridas de automóveis é sempre muito complicado estar a tentar perspectivar resultados, mas acredito que vai ser uma luta aguerrida em pista.”

Para trás parece estar a lesão no Tendão de Aquiles, uma vez que Pedro Lamy cumpriu um rigoroso plano de recuperação que lhe permitiu já enfrentar uma sessão de testes com a Peugeot em Paul Ricard: “Em termos físicos estou optimista e tranquilo, pois quando estive ao volante do 908 já não senti qualquer problema e a situação do meu pé tem evoluído muito bem. É verdade que se calhar não fiz tanta preparação física no geral, como no passado, mas sinto-me muito bem e estou em perfeitas condições para dar o meu melhor.”

O segundo Peugeot 908 HDi FAP estará entregue ao espanhol Marc Gene e ao francês Nicolas Minassian.

CALENDÁRIO LE MANS SERIES 2007

Monza, 13, 14 e 15 Abril
Valência, 4, 5 e 6 Maio
Nurburgring, 29 e 30 Junho, 1 de Julho
Spa-Francorchamps, 17, 18 e 19 Agosto
Silverstone, 14, 15 e 16 Setembro
Brasil, 9, 10 e 11 Novembro

Versão zip  
o piloto
palmarés
multimédia