Home O Piloto Palmarés Multimedia Noticias Calendário E-Mail
Finalmente chegou o grande fim-de-semana de Le Mans     (14 Junho 2007)  
Pedro Lamy presente pela oitava vez na mítica prova
O cronómetro já está nos momentos finais da contagem decrescente para o início de mais uma edição das 24 Horas de Le Mans. É já este fim-de-semana que a cidade francesa recebe a mais importante prova de endurance do mundo, que este ano conta com o tão aguardado duelo entre os carros diesel da Peugeot e Audi.

Do lado da marca francesa, que estreia no traçado de La Sarthe o 908 FAP HDi, vai estar Pedro Lamy que com Sebastien Bourdais e Stephane Sarrazin forma uma das equipas de pilotos mais fortes em prova. Pela oitava vez na sua carreira, Lamy vai alinhar à partida da mítica prova, disposto a tentar melhorar o seu melhor resultado, quarto lugar em 2001.

“Um piloto quando está em pista tenta sempre fazer melhor do que fez na volta anterior. Em termos de resultados funciona da mesma maneira. Fiquei perto do pódio nesse ano e obviamente que estou em França com o sentido de finalmente chegar lá. Mas isso são contas que só podem fazer-se no final”, começa por explicar Pedro Lamy.

O piloto português ainda não tem definido o plano de corrida para o fim-de-semana, mas mostra-se confiante num “bom equilíbrio” entre as principais características dos membros da equipa, sendo que o objectivo principal passa por dar muito trabalho à favorita Audi: “Apesar de tudo o que se disse e escreveu nos últimos tempos, as pessoas têm de ter a consciência de que eles são os principais candidatos. Não digo que sejam mais fortes que a Peugeot, mas dispõem de maior experiência. É bom relembrar que nós estamos a estrear um carro neste tipo de provas.”

“É claro que é possível ganharmos Le Mans, mas é difícil. Temos tido bons indicadores nos testes e treinos que fizemos recentemente e se conseguirmos fazer uma corrida sem grandes problemas podemos acalentar a um triunfo, mas estamos longe de dizer que é garantido obtê-lo”, acrescentou o piloto da Aldeia Galega, reportando-se aos últimos testes em Le Mans, no qual o seu 908 foi o mais rápido em pista.

E quanto ao circuito de La Sarthe? Qual a parte preferida de Pedro Lamy? Eis a resposta: “Esta é uma pista que gosto muito porque é feita de uma grande variedade de estilos. Tem curvas rápidas, outras muito lentas antecedidas por travagens fortíssimas, rectas enormes onde consegues andar a mais de 330kms/h, é um conjunto que me agrada bastante e que apesar da sua perigosidade para o piloto é um enorme desafio.”

Na primeira sessão de treinos cronometrados, que decorreu ontem, quarta-feira, a equipa de Lamy conseguiu o melhor crono, melhorando inclusive a marca conseguida nos testes oficiais para as 24 Horas de Le Mans. O colega de equipa de Pedro Lamy, Stephane Sarrazin, efectuou a melhor volta ao traçado de La Sarthe em 3m 26.344s, meio segundo mais rápido que os seus principais adversários da Audi.

As 24 Horas de Le Mans e a participação de Pedro Lamy podem ser seguidas em directo em Portugal através do canal Sport TV. Quinta-feira, das 21 horas às 23, serão transmitidos os treinos de qualificação. No sábado a corrida pode ser vista a partir das 23.40 horas e no domingo, a seguir às 15 horas, o canal emite a parte final da prova.

Versão zip  
o piloto
palmarés
multimédia