Home O Piloto Palmarés Multimedia Noticias Calendário E-Mail
Pedro Lamy vence 1000 kms de Spa     (19 Agosto 2007)  
Português obtém terceira vitória consecutiva no Le Mans Series
Mais um fim-de-semana de glória para Pedro Lamy! O piloto português voltou a dar nova prova de classe ao conquistar hoje os 1000 quilómetros de Spa, quarta etapa do Le Mans Series, com 143 voltas percorridas (média de 204,470 km/h), mais duas que o Pescarolo Judd de Emmanuel Collard e Jean Christophe Boullion e três que o Lola MG de Thomas Erdos e Mike Newton. Dominando praticamente de princípio a fim, Pedro Lamy e o seu companheiro de equipa de equipa, Stéphane Sarrazin, obtiveram o terceiro triunfo consecutivo neste campeonato, confirmando que nesta altura constituem uma das melhores duplas do mundo em provas de resistência.

“Estou muito feliz com esta vitória. Tal como as duas anteriores foi bastante sofrida e quando assim é acaba por saber melhor. Foi óptimo poder ouvir de novo o hino nacional e ver a bandeira portuguesa no lugar mais alto do pódio”, começou por referir Pedro Lamy, logo depois da cerimónia do pódio.

No circuito belga, largando do segundo lugar da grelha, Lamy não demorou mais do que uma dúzia de voltas para assumir a liderança da corrida, ultrapassando o outro Peugeot 908HDi FAP, da dupla Marc Gene e Nicolas Minassian, não perdendo mais essa condição até à bandeira de xadrez. Mas pelo meio o piloto da Aldeia Galega ainda passou por alguns sustos: “Depois de passar o Gene dilatei a vantagem um pouco e quando recebi o carro para o segundo turno tivemos um ameaço de problema idêntico ao de Le Mans e que hoje ditou o abandono dos nossos colegas de equipa (sobreaquecimento dos rolamentos das rodas). Como o segundo classificado estava a alguma distância e com os avisos da telemetria optei por reduzir um pouco o ritmo, gerindo o que faltava disputar com muita cautela pois era importante pontuar e reforçar a vantagem no campeonato.”

A somar a este problema mecânico que felizmente não trouxe mais complicações, Lamy teve ainda na parte final da corrida de lidar com o aparecimento da chuva. Numa jogada táctica que resultou em pleno, o piloto português optou por não mudar de pneus e com isso ganhar mais terreno sobre os seus adversários.

“Sei que é possível conduzir em Spa com slicks. Foi um risco mas sabia que assim podia garantir o triunfo pois os nossos adversários pararam para meter pneus de chuva e tiveram de trocá-los de novo quando a pista começou a secar. Mesmo assim continuei a ser mais rápido em pista”, referiu Lamy, que assinou a melhor volta com o registo de 2m 03,316s.

A próxima prova do Le Mans Series disputa-se a 14, 15 e 16 Setembro, com os 1000 Kms de Silverstone.

Versão zip  
o piloto
palmarés
multimédia